Pesquisar este blog

domingo, 13 de março de 2011

Onde descartar remédios e pomadas?

Um probleminha de pele tem feito com que eu compre váááááários remédios, especialmente pomadas. Sem saber o que fazer com os tubos depois de esmagá-los até o fim, venho acumulando este lixo aqui em casa. Felizmente, duas redes farmacêuticas (Eurofarma e Droga Raia) implantaram recentemente programas de coleta de remédios e suas embalagens aqui em São Paulo.


Esta reportagem do programa Cidades e Soluções fala um pouco mais sobre o assunto:




Fui até a Droga Raia para conferir. O coletor é bem simples e aceita pomadas, comprimidos, líquidos e sprays, além das embalagens de papel (mas se elas não entraram em contato direto com os medicamentos você pode encaminhar para o local em que costuma reciclar os demais papéis que separa). Antes de descartar, é importante fechar bem o recipiente para que os líquidos não vazem. Como o sistema é informatizado, no site é possível ver que já foram descartados 218 quilos. Eles garantem o destino correto destes medicamentos e alguns até precisam ser incinerados. Com isso, se evita a contaminação causada quando alguém joga o resto de remédio no vaso sanitário, na pia ou no lixo comum.


Tomara que você não precise de tantas pomadas assim, mas se tem aí uma farmacinha com remédios vencidos pode começar a reuni-los e levar na drogaria (a lista das que realizam a coleta também está nos sites). Se for um sucesso aumenta a chance de eles ampliarem para todas as unidades da rede, né?