Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Natal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Natal. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O ônibus fica imundo em dia de chuva, mas ainda vale a pena



Tem coisas sobre transporte público que ninguém conta para uma iniciante como eu. Tipo: o ônibus pode passar naquela avenida, mas não necessariamente vai parar em todos os pontos dela (e você fica lá, com o braço balançando... :)) ou que o ônibus fica imundo e especialmente escorregadio em dias de chuva.
A verdade é que eu estou me divertindo com a aventura de deixar o carro em casa em uma cidade como São Paulo e as surpresas que este novo hábito me oferece. Fico lendo os letreiros e tentando imaginar onde ficam aqueles lugares.
Não me incomoda errar o ponto, me segurar pra não cair no chão molhado ou mesmo esperar o ônibus certo chegar, afinal querer que o busão passe na hora que eu decidi sair de casa é demais. Mas acho um absurdo a falta de estrutura para esperar o ônibus. Sol forte um dia, chuva sem parar no outro e quando o ponto tem uma coberturazinha cabem apenas umas 5 pessoas. O resto fica na poça ao lado se equilibrando embaixo do guarda-chuva.
Mas, porém, contudo... mesmo com tudo isso eu ainda acho que vale a pena deixar o carro em casa. Enquanto o trânsito enlouquece com a chuva e a Paulista para vendo Papai Noel deitado e luzinhas de todas as cores, eu estou lá dentro sentada, aproveitando a meia hora que separa minha casa do trabalho para ler, pensar na vida, ver as pessoas, assistir a TV do ônibus. O carro é uma bolha, te separa do mundo e te enche de stress, além de liberar carbono só para transportar uma pessoa, então só vai sair de casa nos dias em que for necessário. Nos restantes, pode descansar!
E se você quer ver as luzes natalinas sem liberar carbono, vai lá no youtube que tem vídeos como este aí de cima. Alerta de denúncia de idade: essa música do vídeo tocava quando eu ia nos bailinhos da minha adolescênciaaaaaaaaaaaa.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Natal chegou... e fiz uma cartinha para o Papai Noel


Há duas semanas passei na Ponte Estaiada e vi alguns homens se equilibrando para instalar as luzinhas. Não acreditei! Hoje passei pela Paulista e me dei conta: o Natal chegou mesmo e parece que a cada ano ele chega mais cedo. Os mega enfeites já estão na entrada dos shoppings e na vitrine das lojas!

Adoro o Natal e uma série de coisas boas que vem com ele: o esforço para encontrar os amigos que vc viu pouco durante o ano, a troca de carinhos com a família e as pessoas queridas, as comidinhas gostosas preparadas com todo cuidado por nossas mães e tias, o PANETONE, os pedidos para o Papai Noel (sim, eu ainda acredito nele!), as festas, os encontros, os presentes, as orações, a fé...
Mas, como tudo nesta vida, também tem uma parte do “pacote” que é um tanto triste, por isso vou compartilhar com vocês minha cartinha de desejos que poderiam mudar um pouquinho este cenário. Lá vai:

Querido Papai Noel, espero que neste ano deixem você vestir bermuda, camiseta e havaianas (porque aquela roupa não tem NADA de brasileira e eu passo mal de ver você com calor). Desejo, também, que os enfeites sejam reaproveitados (olha aí na foto que lindo está meu Papai Noel, que já tem uns 10 aninhos ou mais); que os presentes não precisem de embrulho; que as pessoas comprem o que é necessário apenas e não se importem com o valor, mas sim com o significado; que a gente enfeite e valorize árvores de verdade, daquelas que vão viver bastante e não sacrifique os pinheirinhos; que as luzes fiquem acesas apenas para fazer uma gracinha; que a comida que sobrar seja dividida e reaproveitada; e que a gente encontre uma forma de sempre melhorar nossa existência. Tudo de bom pro senhor! Lili