Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Atitudes - Reutilizar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Atitudes - Reutilizar. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Café para adubar o jardim e jornal que vira lixinho



Esta semana fui na Starbucks da Alameda Santos, aqui em São Paulo, e me deparei com este simpático cesto da foto acima. Qualquer um pode pegar um dos sacos com restos de pó de café e levar para casa para adubar as suas plantinhas. Achei o máximo! E foi apresentado de uma forma super elegante pela loja, não acha não?

Outra ideia simples que faz toda diferença é a dos saquinhos de lixo para banheiro feitos com jornais velhos. Elimina a sacolinha plástica, acaba com a desculpa de “vou pegar só uma porque preciso para o lixo” e ainda dá uma utilidade para o jornal. A dobradura é bem fácil e talvez você também já tenha recebido um email com o passo a passo, mas se ainda não aprendeu clique aqui.

sábado, 14 de agosto de 2010

Faça vasos com garrafas e latas reaproveitadas

A dica é da minha irmãzinha. Nesta reportagem da Rede Globo, uma florista ensina a enfeitar a casa usando garrafas, latas e louças. Tudo bem simples, bom pra quem não tem muitas habilidades manuais (meu caso, rs). A Primavera está chegando, então anime-se! E se precisar de fitinhas para enfeitar os arranjos, lembre de reaproveitar embrulhos antigos, como falamos neste outro post.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Presentes, embrulhos e... preocupações (?!)



Quando a gente é criança, quer ganhar o pacote maior para poder rasgar todo aquele monte de papel. Conforme os anos passam, fica mais difícil dar presente pra gente, os tamanhos diminuem e as nossas preocupações aumentam. Acabo de chegar à minha versão 3.3, renovada e (espero que) mais verde. O dia “D” foi super especial, começando o novo ano já com muito amor e saúde. Just perfect!
Mas eu – que chata! – parei para pensar nos resíduos gerados pelos presentes. Gente, adorei cada presente e cada comemoração. Quero tudo!
Minha mãe ensinou a gente a guardar os embrulhos e agora eu entendo por quê. Ela tem uma área mágica no guarda-roupa onde você sempre encontra os apetrechos para o pacote perfeito (caixas, fitas e papéis de presente esticadinhos). Já implantei isso na minha casa também, claro, e com isso o reuso impera ao presentear minhas pessoas queridas. Compro pela internet e tasco um belo papel reaproveitado.
Meu irmão faz aniversário pouco antes de mim e a gente adora se dar “presentes úteis”. Isso significa pagar o almoço, pagar parte da festa ou até uma conta vencida. rs Tudo vale! Super sustentável, não acham? Mas este ano ele ganhou espetos e facas para usar na churrasqueira nova. Embrulhadas até com plástico bolha. Ai que medo! Tomara que ele reutilize ou recicle.
Mas, voltando ao meu aniversário, amei tudo, cada presente e cada segundo do dia. E quero compartilhar aqui dois mimos pra lá de verdes. O primeiro é um tsuru feito de uma página de revista e acompanhado de um pergaminhozinho com desejos de muita felicidade (símbolo deste origami japonês). O segundo é um Bilhete Único (com crédito!), estímulo para deixar o carro em casa e encarar o transporte público paulistano. Claro que os presenteadores já passaram aqui pelo blog, né? Adorei a criatividade e a simplicidade dos dois. Agora preciso retribuir colocando o bilhete único para rodar...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pequenas grandes idéias para... reutilizar

Os três Rs (reduzir, reciclar e reutilizar) vêm ganhando vários companheiros e hoje já são inúmeras as palavras incluídas neste grupo. Repensar, recusar, recriar... A verdade é que elas acabam se misturando o tempo todo e a gente repensa para recusar, recria para reutilizar e assim vai. Nem precisa falar que muitos Rs vão passar por aqui ao longo da vida deste blog, né?

Então vamos há algumas ideias para donas e donos de casa empenhados em reutilizar. São atos que ajudam a diminuir a geração de resíduos, amenizar o consumo de itens desnecessários e ainda podem salvar alguém que esqueceu de passar no supermercado.
Primeiro exemplo: comecei a guardar aqueles arames que fecham embalagens como as de pão de forma, sabe? Eles são ótimos para fechar sacos de arroz, feijão ou café e substituem prendedores ou outros apetrechos. Também reencontrei outro dia requeijão com copo de vidro! Bem melhor do que comprar um pote que só iria ocupar espaço na lata de recicláveis.

Uma vez comprei um pote de amendoim na Casa Santa Luzia, que é tudo de chique. Quando o conteúdo acabou, virou esse pote de café.




Temos cinco vasos de plantas em casa e encontrei em uma garrafa de cerveja o perfeito regador. Olha como ele leva a água perfeitamente para o meio das folhas.







Encontre as suas alternativas e have fun.