Tive a oportunidade de ir a Nova York no ano passado. Amei a cidade e tudo o que ela oferece, mas durante os passeios e mesmo no hotel me chamou a atenção a quantidade de material descartável que se produz. É a mesma sensação que você deve ter quando vai a um fast food aqui no Brasil, mas multiplicada por todas as refeições.
Como tudo é feito com pressa e muita coisa é feita na rua, você entra numa deli (espécie de loja de conveniência com restaurante por quilo), compra seu almoço e vai pra praça mais próxima com isopor e plástico em punho. Ao contrário de outros países, não vi lixos separados em muitos lugares e rezei para que fossem ao menos separados depois (fiz errado, eu sei).
Bom, tudo isso para dizer que fiquei muito feliz quando descobri que hoje (15 de novembro) é o America Recycles Day, algo como o Dia de Reciclar nos Estados Unidos. Ok, pode dizer que um dia só não vale, mas o objetivo da data é gerar conhecimento sobre o tema e fazer com que as pessoas pensem a respeito.
Governos e empresas aproveitam a data para divulgar iniciativas de reciclagem e de redução dos vários lixos que geramos. Este texto, apresenta sete dicas para celebrar a data de forma simples. E outro site que reúne informações sobre o tema é o da Keep America Beautiful, uma rede de voluntários. Na página é possível encontrar locais de reciclagem, baixar material para divulgar a campanha, organizar e disseminar eventos.
Tomara que eles experimentem, gostem e incluam este hábito saudável em suas vidas!
Pesquisar este blog
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
O Natal chegou... e fiz uma cartinha para o Papai Noel
Há duas semanas passei na Ponte Estaiada e vi alguns homens se equilibrando para instalar as luzinhas. Não acreditei! Hoje passei pela Paulista e me dei conta: o Natal chegou mesmo e parece que a cada ano ele chega mais cedo. Os mega enfeites já estão na entrada dos shoppings e na vitrine das lojas!
Adoro o Natal e uma série de coisas boas que vem com ele: o esforço para encontrar os amigos que vc viu pouco durante o ano, a troca de carinhos com a família e as pessoas queridas, as comidinhas gostosas preparadas com todo cuidado por nossas mães e tias, o PANETONE, os pedidos para o Papai Noel (sim, eu ainda acredito nele!), as festas, os encontros, os presentes, as orações, a fé...
Mas, como tudo nesta vida, também tem uma parte do “pacote” que é um tanto triste, por isso vou compartilhar com vocês minha cartinha de desejos que poderiam mudar um pouquinho este cenário. Lá vai:
Querido Papai Noel, espero que neste ano deixem você vestir bermuda, camiseta e havaianas (porque aquela roupa não tem NADA de brasileira e eu passo mal de ver você com calor). Desejo, também, que os enfeites sejam reaproveitados (olha aí na foto que lindo está meu Papai Noel, que já tem uns 10 aninhos ou mais); que os presentes não precisem de embrulho; que as pessoas comprem o que é necessário apenas e não se importem com o valor, mas sim com o significado; que a gente enfeite e valorize árvores de verdade, daquelas que vão viver bastante e não sacrifique os pinheirinhos; que as luzes fiquem acesas apenas para fazer uma gracinha; que a comida que sobrar seja dividida e reaproveitada; e que a gente encontre uma forma de sempre melhorar nossa existência. Tudo de bom pro senhor! Lili
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Lista de desculpas insustentáveis
Oiês! Tem coisas que eu falo para mim mesma ou que vejo outras pessoas falando e que percebo que não passa de uma grande desculpa. Resolvi listar aqui algumas destas frases que nos impedem de sermos mais verdinhos. Veja se concorda e coloque outras desculpas aí nos comentários pra gente se ajudar.
Ir de carro é mais rápido ou mais fácil do que os outros meios.
Vou deixar a luz acesa porque já vou voltar aqui.
Se fechar o chuveiro para me ensaboar vou passar muito frio.
Não consigo ficar sem comer carne.
Separar o lixo para reciclagem dá trabalho.
PS: Alguns eu já superei, outros ainda estou trabalhando firmemente!

Ir de carro é mais rápido ou mais fácil do que os outros meios.
Vou deixar a luz acesa porque já vou voltar aqui.
Se fechar o chuveiro para me ensaboar vou passar muito frio.
Não consigo ficar sem comer carne.
Separar o lixo para reciclagem dá trabalho.
PS: Alguns eu já superei, outros ainda estou trabalhando firmemente!
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Uma pequena horta na minha janela
Nada como uma semanitcha de férias para colocar algumas vontades em dia. Se tivesse aula de jardinagem minhas notas seriam péssimas, mas consultei a "teacher" internet e tomei coragem. A receita inclui uma jardineira, um saco de terra adubada, algumas mudinhas (não encontrei sementes ainda) e o resultado da compostagem feita em casa... Junte tudo com cuidado, carinho e sem medo de sujar as mãos. As lições dizem que a hortinha precisa de várias regas ao dia no começo da vida e bastante sol, então foi instalada na janela do quarto. Agora teremos salsinha, hortelã, alecrim e manjericão direto da janela. Só pra começar!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Placas, eleição e poluição visual
Todos os dias, no meu caminho de casa para o trabalho vejo várias placas com nomes e números de candidatos espalhadas por calçadas e canteiros. Na campanha eleitoral não vale a Lei Cidade Limpa, aparentemente porque a lei federal (Eleitoral) está acima desta municipal. As placas me irritam porque me lembram da velha papelada pré-eleitoral. Sim, já é um avanço, mas com o passar do dia (e do vento), os cavaletes vão caindo e a quantidade delas vai aumentando, tornando nossa paisagem cada vez mais feia.
Um grupo criou um projeto que achei o máximo. É o Placa Porca, que propõe a “reciclagem de propaganda eleitoral colaborativa e georeferenciada”. No site dá para ver o trabalho deles e saber onde encontrá-los. Eles pintaram as placas usadas e espalharam pela cidade.
Pior que as placas é que tem candidato ainda no modelo antigo. Veja esta foto acima, de panfletos colocados nos carros perto do Terminal Tietê. Tem outros jogando papel na rua também. O cara que faz isso perde meu voto na hora, sorry. Assim como todo marketing, o eleitoral tem que ser criativo e sustentável, não acham não?
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Dia Mundial Sem Carro: eu consegui!
Para aqueles que acreditaram que eu seria capaz, aqui está o resultado: consegui deixar o carro na garagem o dia inteirinho!!!! E olha que não foi um dia calminho não, mas encarei trechos a pé, muito metrô, um pouco de táxi e até carona.
Foi triste ver que mesmo com uma data bacana como esta o trânsito em São Paulo estava caótico. Mas fiz a minha parte! E vocês?
PS: Lá na SOS Mata Atlântica aproveitamos para celebrar também o Dia do Tietê com uma praia inusitada e lançamos, ainda, a campanha “Vá de galinha”. Quer saber mais? Confira a praia aqui e a campanha neste link.
Foi triste ver que mesmo com uma data bacana como esta o trânsito em São Paulo estava caótico. Mas fiz a minha parte! E vocês?
PS: Lá na SOS Mata Atlântica aproveitamos para celebrar também o Dia do Tietê com uma praia inusitada e lançamos, ainda, a campanha “Vá de galinha”. Quer saber mais? Confira a praia aqui e a campanha neste link.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Será que um dia me liberto do meu carro?
Sabe aqueles dias em que tudo o que você quer é chegar logo em casa e se jogar embaixo das cobertas? Imagine que num dia desses você olha pela janela da sua sala de trabalho e vê que a fila de carros está enoooorme. E você, que ainda não aprendeu que deve deixar o carro na garagem sempre que possível, perde a coragem de enfrentar aquele mega trânsito.
“Você”, na frase acima, sou “eu”... Já falei sobre este assunto em outro post, mas não tem jeito, eu não aprendo. Cá estou novamente refém do trânsito. Quarta-feira agora (22 de setembro) é o Dia Mundial Sem Carro, por isso o assunto está mais forte ainda na minha mente. Você viu a pesquisa que o Movimento Nossa São Paulo divulgou sobre o tema? Se quiser conferir, clique aqui. E veja também o resultado do Desafio Intermodal.
Outro dia um flanelinha riscou meu carro com vontade porque eu não dei a quantia que ele pediu. Pensei que era um bom sinal para diminuir minha relação com meu companheiro automóvel, mas nem assim consegui. Confesso: estou presa a este meio de transporte. Mas pelo menos quarta-feira vou ser firme e me entregar à experiência.
Conta para mim, você que é um ser evoluído, como conseguiu se libertar do carro?
Assinar:
Postagens (Atom)





