Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como lavar louça com menos água

Back to basics. Aos poucos a gente vai conquistando alguns desafios importantes, mas sempre tento olhar para aqueles atos simples e enxergar os detalhes que podem me deixar mais sustentável. Quando lavo a louça, tento encontrar novas formas de gastar menos água. Afinal, uma lavagem de louça mal feita gasta mais de 100 litros de água! Algumas dessas dicas, minha mãe me ensinou, ela é mestra nisso. Talvez você tenha outras sugestões. Se for o caso, comente, conte pra mim!
- Tire bem a sujeira das louças e acumule algumas peças na pia (se você lavar apenas uma, vai gastar toda a água só para ela). Posicione as peças dentro da pia de forma que elas aproveitem a água que cai. Isso também vale para aquelas panelas que precisam de água para amolecer a sujeira e até para lavar embalagens que serão recicladas. A panela de pressão ou o copo do liquidificador são ótimos para ficar recebendo água.
- Deixe a torneira semiaberta, se o jato estiver forte demais vai desperdiçar e se molhar. E feche a torneira sempre que possível. Não menospreze os intervalinhos entre colocar uma louça no escorredor e pegar a próxima.
- Organize as louças para ir das mais limpas (copos, por exemplo), para as mais sujas (panelas), assim quando chegar nessas últimas elas já estarão amolecidas. Organize também as que podem ser lavadas juntas ou as que podem “se ajudar”
- Use menos detergente. Se a panela está engordurada (vamos crer que vc já separou o óleo, né?), coloque um pouco de água e uma gota de detergente. Deixe um tempinho que já vai ser suficiente.
- Dependendo da quantidade de louças, você pode ensaboar todas e depois enxaguar todas juntas de uma vez.
- Limpe a pia quando estiver chegando nas últimas louças, assim a própria água da louça fará o serviço de deixar tudo limpinho no final.
E, para relaxar, duas animações sobre água que eu adoro:





Animação gota d agua por ravnos no Videolog.tv.




7 comentários:

  1. Ana, duas coisas que podem ajudar: a primeira, em vez de abrir a torneira e colocar sabão na bucha a cada peça, eu coloco água e detergente em um potinho (pode até ser uma louça suja, mesmo) e vou molhando a bucha nesta mistura. Ajuda a economizar água e sabão. A segunda, um aerador na torneira economiza MUITA água. É imprescindível e, se você ainda não tem, não pode deixar de colocar um.
    Beijo grande!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo assunto esse! Além das dicas q vc deu, eu prefiro usar o sabão em barra, que de acordo com algumas pessoas, é menos nocivo ao meio ambiente e ainda prejudica menos as nossas mãos rs... E últimamente estou testando substibuir a buchinha sintética por bucha vegetal, que é natural e que depois pode ser descartada no lixo organico.
    Bjs Vania

    ResponderExcluir
  3. Eu sou, a Boralheira... Lá lá lá lá... ahuahau, demais esse video. me lembra caminhão... bacana Aninha. sabe que tenho uma coisa com lavar louça, sempre quero fazer isso não porque gosto, mas porque não aguento ver o desperdicio que o pessoal faz com a água, acabo fazendo isso para não deixar os outros jogarem água fora... huauhauha

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Li!!
    Consegui voltar a ver seus posts finalmente!!
    Adorei este comentário da louça, é algo que preciso me policiar... O maridão ajuda por um lado porque adora deixar acumular para lavar tudo de uma vez!! hehehe
    Falando em acumular... Tenho uma dúvida: máquina de lavar louça gasta menos água?? Será qye compensa o gasto de energia??
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cau, que bom que voltou a ler! Sobre a sua dúvida, tudo depende de como você lava a louça, seja na máquina ou na mão. Algumas máquinas são mais econômicas, mas para ela ter este efeito você precisa utilizá-la apenas quando ela estiver cheia. Em outras, também dá para reaproveitar a água, como na máquina de lavar roupa. O melhor é ler bem o manual da sua máquina para ter certeza que ela é "do bem".

    Adri, Vania e Thiago, obrigada pelas dicas e depoimentos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelas dicas, Lili. Acresecento que é possível lavar utensílios de cozinha, mesmo os grandes, sem bucha e com filetes de água (pouquíssima vazão, com a torneira quase fechada). Lavá-los gastando mais água lava-os mais rápido, porém não há garantia de lavagem eficaz porque pode manter sabão, detergente ou oleosidade no utensílio. Lembro que panela mal lavada também estraga alimentos. Quando se lava com pouca água, tem-se melhor controle da água gasta e mais sensibilidade no toque com a vasilha. Gasta um pouco mais de tempo para terminar a lavagem, mas vale muito mais a pena pela redução de conta de água e o resultado são utensílios sem cheiro e apresentáveis.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas dicas, Lili. Acresecento que é possível lavar utensílios de cozinha, mesmo os grandes, sem bucha e com filetes de água (pouquíssima vazão, com a torneira quase fechada). Lavá-los gastando mais água lava-os mais rápido, porém não há garantia de lavagem eficaz porque pode manter sabão, detergente ou oleosidade no utensílio. Lembro que panela mal lavada também estraga alimentos. Quando se lava com pouca água, tem-se melhor controle da água gasta e mais sensibilidade no toque com a vasilha. Gasta um pouco mais de tempo para terminar a lavagem, mas vale muito mais a pena pela redução de conta de água e o resultado são utensílios sem cheiro e apresentáveis.

    ResponderExcluir