Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A panela de pressão é verdinha


Você já cozinhou feijão na panela comum? Eu já! Leva horas, gasta muita água e muito gás, sem falar que não fica tão saboroso. Desculpe, mas eu tinha muito medo da panela de pressão, por isso só tenho a minha própria há pouco mais de um ano. Quem me fez perder o medo foi a super Fernanda Franco, com quem fiz o curso de Culinária Vegetariana. Ela me mostrou o quanto a panela de pressão é mais sustentável, provou que se a gente souber usar ela é segura e eu enfrentei a dita cuja. Hoje sei que panela de pressão é TUDO nessa vida! Batata, lentilha, sopas e mais sopas, vai tudo para lá e fica pronto rapidinho.

Aliás, eu também aterrorizei a Fernanda com a receita de “salada de latas” que aprendi com um amigo atribulado pela vida de casado com criança pequena. É assim: uma lata de ervilha, uma lata de milho, uma lata de atum ou o que vc tiver, mistura tudo, tempera e come. Depois de ler “Devagar” e entender os princípios básicos do movimento slow food sei o quanto faz diferença sentir o cheiro da cebola refogando no azeite e preparar algo mais natural. Apesar da correria, evito ao MÁXIMO a salada de latas, eu juro. Esta semana ainda ouvi em uma palestra: “use as áreas periféricas do supermercado”. E não é que o que está no meio do super é o que menos importa? Troque as latas pelas frutas, verduras, legumes e bon apetit!

9 comentários:

  1. Eu sou o cara que esqueceu uma sanduicheira na tomada por 24 horas (não, minha casa não pegou fogo). Imagine o estrago que eu posso fazer com uma panela de pressão. Mas fique tranquila que não faço feijão em panela comum também. Este é o único item que ainda vem da casa da minha mãe, onde é preparado em panela de pressão

    ResponderExcluir
  2. Salve a panela da pressão.
    Sobre os enlatados... eu adoro ervilha nunca faltava a lata dela em casa. Até que descobri a ervilha natural, chamada torta que vem tipo a vagem. Nossa, é uma delícia, não troco mais pela conserva nem pela congelada.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou super adepta da panela de pressão. Tenho duas: uma pequena e uma tamanho família. Como temos uma feira a uma quadra de casa, opto pelas compras de frutas, verduras e legumes lá. Sem contar que é mais barato.
    Denise

    ResponderExcluir
  4. Cruzes, salada de latas! Essa foi boa! Minha irmã acha lindo fazer tudo fácil abrindo latinhas, vou rebatizar a salada dela como salada de latas. Eu heim, tô fora! Beijos

    ResponderExcluir
  5. irmazinha medrozinha!!! Eu te amo!!!
    Venho me divertindo muito com seu blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lili!
    Passando para uma ráspida visita e amei seu blog,
    volto depois com mais tempo de passear por ele.
    Bom dia T+.

    ResponderExcluir
  7. Ana,é ótimo perdermos o medo, não? é só saber usar.
    Tenho ensinado muitas outras pessoas também a usar a verdinha!
    bjs
    Fernanda (na cozinha)

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos comments! Já vi que estamos na mesma sintonia, enfrentando os medos e desvendando o supermercado! Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ana,

    É, realmente ainda uso um pouco a salada de latas. Mas fazer feira e aproveitar as delícias naturais é incomparável.

    Adorei o blog. Parabéns!!!

    Beijos,

    Ale Michelacci

    ResponderExcluir