Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pequenas ideias para REDUZIR ou RECUSAR

Alguns materiais são verdadeiros símbolos da redução. (Quase) Todo mundo sabe que deve diminuir o uso de copo plástico, sacolinhas e papel no escritório, por exemplo. Então, comecei a prestar atenção em pequenas coisas que a gente usa quase sem perceber e que são desnecessárias e pouco sustentáveis. Fiz uma listinha para compartilhar com vocês:

Guardanapo de papel – Será que você precisa de todos os que utiliza em suas refeições?
Papel higiênico de folha dupla – O Greenpeace fez uma campanha nos Estados Unidos só para incentivar o povo a trocar os “soft” por papel higiênico de folha simples. Vale a pena se esforçar! O resultado é o mesmo. hehehe Também tem uma cartilha que indica os fabricantes de papéis que usam material reciclado.
Canudinho – Vai no restaurante, pede suco e vem o canudinho plástico dentro de um saquinho plástico ou de papel! Tem bebida que exige o uso de canudo, tudo bem. Mas para muitas outras ele é completamente dispensável. Que tal agradecer e devolver?
Comprovante de cartão de débito – Se você é daquelas pessoas que chegam em casa e vão conferir o comprovante com o saldo no extrato do banco beleza, pode pegar. Mas se você apenas vai jogá-lo no fundo da bolsa, comece a conferir o valor na própria máquina quando for digitar a sua senha e peça para o atendente não imprimir o seu comprovante.

É só o começo. Quem tem algo a acrescentar pode mandar ver nos comentários ou me enviar um email que coloco nos próximos posts.
Aproveitando o tema, dica de reportagem do Instituto Akatu sobre o que muda na nossa vida com a nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

5 comentários:

  1. Oi, Lili!
    Tenho uma outra idéia de reaproveitamento: eu uso a água da lavagem de frascos grandes, como liquidificador ou espremedor de laranjas para regar as plantas do meu quintal! Também faço isso com a água da lavagem das embalagens que vão pra reciclagem. A água vem com mais nutrientes e as plantas estão ficando mais fortinhas! Além disso, deste modo, me sinto menos culpada de usar a energia elétrica para espremer as laranjas!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Lili, e eu uso a água da máquina de lavar roupa para lavar os banheiros e a varanda. Ah, e aqueles restinhos de sabonete, que a gente costuma jogar fora, dão uma excelente bucha de banho se juntados dentro de uma meia velha felpudinha...O problema é não querer fechar o chuveiro!!!!

    bjs
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Essa do papel higiênico eu pude constatar em casa. A gente pensa que vai economizar comprando o folha dupla, mas dá no mesmo.
    Do canudinho, a coisa só piora. Antes eram aqueles fininhos e soltos que todos botavam a mão, depois vieram os individuais embalados em papel, agora são os individuais envoltos em plástico. O melhor é dispensar o canudo.
    Vou seguir a dica do comprovante e da água do espremor de frutas para regar plantas (quando eu tiver plantas rsrsrsrs).

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, muito legal o seu blog, de vez em quando passo por aqui! Essa coisa dos canhotos de cartão eu já tinha me ligado há algum tempo e pensei "nossa, acho que to ficando meio neurótica pra querer evitar lixo até desse papelzinho", mas depois me dei conta de que recusar o canhoto significa uma redução de CINQUENTA POR CENTO do lixo gerado, ou seja, não é nada insignificante!

    Outra dica que acho legal é quando precisamos nos hospedar em hóteis, evitar que as toalhas sejam trocadas todo dia... acho que ninguém faz isso em casa e desde que bata um solzinho no quarto ou banheiro, dá pra usar a mesma toalha algumas vezes e reduzir o consumo de água, sabão e energia!

    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Adorei todas as dicas. Boa sacada colocar os restos de sabonete dentro de uma meia, não tinha pensado nisso, valeus gente.

    ResponderExcluir