Pesquisar este blog

sábado, 11 de setembro de 2010

A cidade que ficou embaixo d´água



Esta semana um compromisso de trabalho me levou a Murici, Alagoas. Acho que foi a quarta vez que estive lá, mas esta foi diferente, porque em junho a cidade foi parcialmente destruída por uma enchente. A parte baixa do município está como mostra este rápido vídeo do youtube. Residências, comércios, escolas, cartório... tudo caiu. As pessoas estão vivendo temporariamente (há alguns meses) em barracas. Muitos documentos foram perdidos e as escolas estão com horário reduzido para conseguir atender mais turmas (vindas das que não existem mais). Mas a vida continua e as pessoas aprenderam muito com a tragédia, se uniram, se ajudaram e sinceramente o que eu mais vi foi gente com sorriso no rosto, se reerguendo. Bem chocante.

Nem quero falar muito porque ficar lá só dois dias não é suficiente para entender o que aquelas pessoas passaram e estão passando, mas acho que vale perguntar o que isso tem a ver com a minha vida ou com a sua?
O primeiro pensamento é o de agradecer por viver em um lugar que tem estrutura, por ter uma boa casa e uma vida excelente. Mas a gente também tem que pensar que o que aconteceu lá pode acontecer com qualquer um de nós. Ao longo dos anos, a gente vem tirando as árvores que protegem as margens dos rios, ocupando estas margens, mudando o curso dos rios para atender a nossas vontades, construindo em cima de nascentes aterradas... E a natureza só quer seguir seu rumo. Mais dia, menos dia, a água vem e a gente tá lá do lado. Temos que encontrar uma forma de viver em harmonia com o planeta que faz possível nossa existência. Ainda dá tempo de mudar.

PS: Se quiser ver o que fui fazer lá em Murici visite o blog da SOS Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário