Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A escada

Posso não ter conseguido ainda trocar o carro pelo metrô, mas há um ano troquei o elevador pela escada. Eu percorro apenas dois andares entre meu apartamento e a garagem, tudo bem. Mas você já olhou alguma vez pela janelinha do elevador para ver o esforço que ele faz antes de chegar até você? Num prédio de 20 e tantos andares, como o meu, às vezes ele sai lá de cima, isso tudo para me transportar apenas dois andares. E tem gente que ainda chama os DOIS elevadores, para ver qual chega mais rápido. Infelizmente ainda não tem aqui aquele sistema inteligente que coordena os elevadores.

Optar pela escada também ajuda a quebrar o sedentarismo. Tanto para a sustentabilidade como para a saúde é pouco, mas melhor que nada. Se não dá para fazer em casa, tente no trabalho ou em algum outro prédio que frequentar. Aliás, deveria ter uma lei obrigando os prédios comerciais a deixar as escadas mais visíveis, não é não? Hoje elas são tratadas apenas como saídas de emergência, usadas só em último caso.

E por falar em elevador, veja que bacana este modelo, que ajuda ciclistas a subirem uma ladeira de Thomdheim, na Noruega. Não consegui ver se usa alguma energia alternativa, mas pelo menos incentiva o uso da bicicleta.

E este outro link no G1 é sobre uma pesquisa que indica que subir escada pode aumentar a expectativa de vida! Tá convencido?

2 comentários:

  1. Veja bem. eu troquei a escada rolante pela escada convencional no Metrô. Eu sei que no metrô as escadas rolantes ainda não tem aquele sensor que desliga a escada quando ninguém esta usando, mas espero que um dia tenha. Então, enquanto isso, eu já estou me habituando a suar as escada normais, contribuindo com a minha saúde e com as pessoas com mobilidade reduzida que precisam da escada rolante muito mais do que eu.

    ResponderExcluir