Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

“Sem ideias não vamos a parte nenhuma”

José Saramago é um dos poucos ídolos que tenho. E hoje ele morreu. Estou em luto.

Este último post do blog dele é um belo convite a pensar sobre nossa relação com o mundo. Leiam:

“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.


Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008”

Se quiser mais Saramago para se despedir e refletir sobre sustentabilidade, leia “A Caverna” sobre um oleiro que enfrenta as mudanças do seu negócio e as novas velocidades impostas pela sociedade.

Aqui vai um trecho: "A partir desse dia, Cipriano Algor só interrompeu o trabalho na olaria para comer e dormir. A sua pouca experiência das técnicas fê-lo desentender-se das proporções de gesso e água na fabricação dos tacelos, piorar tudo quando se equivocou nas quantidades de barro, água e desfloculante necessárias a uma mistura equilibrada da barbotina de enchimento, verter com excessiva rapidez a calda obtida, criando bolhas de ar no interior do molde."

E agora vou pra estante babar no autógrafo que consegui quando ele esteve em São Paulo e checar quais livros me faltam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário