Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Compostagem - capítulo 1

Minha mãe e minha irmã já estão fazendo (sim, esse "vírus" da sustentabilidade pode ser hereditário). Aí, peguei umas dicas com a super Consuelo Grossi (paisagista, viveirista, mãe, esposa e voluntária da SOS Mata Atlântica nas horas vagas) e resolvi começar uma minicompostagem aqui no meu apartamento.
A foto mostra o dia 2 na vida deste futuro quem sabe adubo das minhas plantinhas. Como ela é mini, está se formando em um pote de sorvete reaproveitado. Por enquanto, tem cascas de cebola e de ovo. Ainda vai ganhar folhas secas e pó de café. Também preciso picar mais o que já está aí, isso ajuda na mistura.
Consuelo deu a dica de que em espaços pequenos é melhor não colocar nada que gere chorume, para evitar os mosquitinhos e o mau cheiro. Mas se você tem espaço e coragem pode colocar tudo o que sobrar de comida. Afinal, um terço dos alimentos que compramos vai para o lixo, acredita? Se for tentar, não coloque nada químico, tá?
Outra dica dela é que precisa mexer a mistura de vez em quando, então se for fazer em um latão é melhor já colocar um cabo de vassoura ou algum tubo desde o começo.
Se animou, veja que meigo este videozinho do youtube:

3 comentários:

  1. Oi, Lili!!
    Adorei este post!
    Estou fazendo compostagem da mesma forma que você. Não tenho muito espaço em casa e não posso deixar gerar líquido porque ia levar o mau cheiro para o meu condomínio, já que não tenho uma área de gramado para o líquido escorrer.
    Está dando super certo!! Só não tem as minhoquinhas do vídeo, porque é seco...
    Não vejo a hora de poder usar nas minhas plantas!! Tenho certeza que vai ajudar bastante.
    Beijão
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia e também peguei uma aula com a Consuelo. Vou aproveitar que em casa tem jardim e começar a fazer também. Adorei o vídeo também, super didático.

    Tarcila

    ResponderExcluir
  3. Que bom que estão tentando também, darlings. Depois me contem se deu certo.

    ResponderExcluir