Pesquisar este blog

domingo, 4 de julho de 2010

Caminhos de floresta num jardim aberto ao público


Mais um dia em que optei por não consumir energia elétrica na esteira e fui caminhar pelo bairro. Dessa vez, entrei na Adalbertolândia. Este é nome do simpático jardim que oferece mudas grátis. E ainda tem um slogan: “a única lândia que é de graça”.
Trata-se desta esquina da foto, propriedade particular mas que desde 1969 é aberta para o público aos finais de semana e feriados, gratuitamente. Lá dentro, mães e filhos se divertem nos brinquedos de madeira em meio a uma minifloresta, com placas indicando os “caminhos” numerados e informações sobre as espécies.
Do lado de fora da Adalbertolândia está esta placa que eu já tinha visto outro dia. Sempre tem uma muda de árvore esperando um dono na calçada.

Não acha super nobre alguém abrir mão de parte da sua propriedade para oferecer um pouco mais de convivência com o verde para as outras pessoas, muitas que ele nem conhece (como eu)?
A cidade de São Paulo tem cerca de 4,6 m2 de área verde por habitante (segundo levantamento da Prefeitura em 1995). O índice ideal – que todo mundo diz que foi definido pela ONU, mas não se sabe ao certo de onde veio – é de 12 m2 de área verde por habitante. Precisamos de mais Adalbertos para chegar lá, não acham?

2 comentários:

  1. Nossa! Definitivamente, São Paulo ainda tem lugares incomuns, apesar da loucura em geral. Muito prazer, Adalbertolândia!
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Onde fica a Adalbertolândia?
    Fiquei interessado em mudas de árvores!
    abraços
    Eduardo Hortenciano

    ResponderExcluir