Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dicas para festas mais sustentáveis

Não quero soar (eco) chata, mas festa em casa muitas vezes é sinônimo de desperdício, você não acha? Normalmente sobra comida e um monte de lixo repleto de materiais descartáveis, alguns recicláveis outros não.

Enquanto São João ainda está pertinho vou usar o exemplo da festa julina que tivemos lá na SOS Mata Atlântica, onde eu trabalho. O convite já dizia para as pessoas levarem suas canecas (xô copos plásticos!), as bandeirinhas foram feitas com jornal e o super Zé, que trabalha com a gente, teve a idéia de fazer enfeites com aqueles sacos plásticos que os entregadores de jornal usam para não molhar o papel. Veja os resultados do trabalho das mãos habilidosas do povo:


Vai fazer um jantar, um aniversário, um chá da tarde ou seja lá o que for? Solte a criatividade e entregue-se às alternativas. Vai ser legal, eu prometo.
Veja algumas dicas.
Básico: Separar o lixo reciclável do orgânico. Os convidados vão entender se vc tiver um latão só para os copos, pratos, garfinhos e outros itens recicláveis. Depois é claro que você tem que encaminhar o lixo para o local certo.
Intermediário: Não usar materiais descartáveis. Junte os seus e empreste copos, pratos e talheres de verdade.
Avançado: Todas as anteriores e ainda ser sustentável desde a decoração. Reaproveitar materiais de outras festas, colocar a galera para fazer os enfeites com coisas que vocês tenham em casa, liberar a criatividade.

Como sustentabilidade é um caminho praticamente sem fim, estas são apenas algumas sugestões mínimas. Tente ousar, mas lembre-se de envolver e não constranger os convidados. :)

Um comentário:

  1. Adorei a dica.
    Irei pedir ajuda aos meus alunos para enfeitarmos a sala com bandeirinhas de jornal. vlw

    ResponderExcluir