Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lições básicas sobre reciclagem

Quando a gente era criança, minha mãe andava com um livreto xerocado debaixo do braço para entender e ensinar o que era reciclagem. Pioneira a mulher, viu? Enchia o porta-malas do carro e levava o lixo separado para um tiozinho. Hoje em dia, só não recicla quem não quer. Então, se ainda não faz, é só começar. Vai ver como vira um hábito rapidinho.
Primeiro passo – Na verdade, na verdade a gente não “recicla” em casa. A gente só separa o lixo (ou os resíduos, termo mais politicamente correto). Então, encontre um local em que possa entregar o material para que ele siga de fato para a reciclagem. Veja se há coleta no seu prédio ou na sua rua (há Prefeituras que fazem em dias alternados à coleta do lixo comum). Também pode ser que encontre em um supermercado, uma escola, uma cooperativa, um catador que passa por aí ou no local em que você trabalha.
Segundo passo – Mesmo se não conseguiu ainda passar pela etapa anterior, encontre um cantinho da casa e COMECE A SEPARAR. O lixo reciclável é o lixo seco e deve estar limpinho (use a água que cai do banho para lavar a embalagem do shampoo e a água do enxágüe das louças para lavar embalagem de alimentos). Veja no cartaz abaixo um resumo do que é e o que não é reciclável. Se preferir, aprenda mais no site do Cempre.
Terceiro passo – Comece pelo mais fácil: jornais, revistas, garrafas, latinhas e vá se entregando ao maravilhoso mundo da reciclagem. Em breve você vai separar até aquele cilindro de papel que sobra no final do rolo do papel higiênico.
Quarto passo – Muito do que não é recebido nos postos de coleta comuns, pode ser encaminhado para postos especializados, como os que recebem pilhas e baterias de celular, mas isso é tema para outras conversas mais adiante. Por enquanto, vá separando também e conte aqui pra gente se você descobriu algum lugar legal para fazer essas entregas.

Ah, é bobagem separar o lixo por categorias (papel, alumínio, etc), porque a separação será feita no manuseio dos resíduos, mais à frente no processo. Pode unir tudo o que é reciclável em um mesmo latão ou caixa, desde que a coleta no local em que você entrega seja aceita desta forma.
Se quer aprender mais sobre o assunto visite este site.


5 comentários:

  1. Olá!
    Adorei seu site. O vi no Brincando de casinha e gostei demais!!!
    Desde a época da faculdade fazíamos coleta seletiva na República em que eu morava.
    Agora, na minha casa eu tb faço e sofro quando vou à casa de alguem e vejo as coisas indo lixo a fora.
    A minha duvida é como descartar o lixo orgânico?Quase não aceito sacolas plásticas no supermercado, geralmente levo caixas de papelão. No entanto, ainda uso sacolas plásticas para o lixo orgânico. Alguma sugestão???
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vivi, que bom que você tá curtindo o blog. Uma ideia para o lixo orgânico é fazer uma compostagem. Comecei uma, veja o post sobre isso em www.comosermaisverde.blogspot.com/2010/06/compostagem-capitulo-1.html
    Em breve vou postar outros capítulos. E é uma boa sim usar a sacola plástica para o lixo orgânico, mas para isso você só precisa de uma ou outra sacola. Continue usando caixas ou sacolas de pano! Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lili? Sabe que sou fã do seu trabalho e agora vou passar a curtir seu blog também. Bom, eu acredito que deveria ser mais divulgado o pós-reciclagem, se é que me entende. Aqui em casa eu e minha esposa separamos tudo, lavamos, e colocamos para reciclagem. A cada 2 dias o condomínio providencia a coleta. Entretanto, já ouví de inúmeras pessoas "Eu, reciclar? Eu separo, tenho um baita trabalho, e depois eles juntam tudo de novo e vai para o mesmo lugar". Eu posso até não acreditar, mas sinceramente também não sei dos processos seguintes. Mas enfim, vou fazendo minha parte.
    Grade abraço.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no meu prédio, cada andar tem 2 enormes latões: um para o lixo orgânico e outro para o reciclável. Ainda não sei para onde o reciclável vai, preciso pesquisar. Desde quando morava com minha mãe (há uns 20 anos!), nós duas já reciclávamos. E nunca achamos que dá trabalho. É só uma questão de mudança de hábito.
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rogerio! Que bom que arrumou um tempinho para passar por aqui! Muita gente acha mais fácil questionar do que tomar uma atitude, usa isso como desculpa. Que bom que vocês continuam fazendo o que podem, é isso aí. Se você está em dúvida, basta perguntar aí no condomínio para onde eles estão levando os recicláveis. Se não achar confiável, pode passar a entregar seus resíduos em outro local. Aqui em São Paulo, por exemplo, há um problema sério pois algumas cooperativas de catadores credenciadas pela Prefeitura estão lotadas. Quem preferir, pode procurar uma outra cooperativa de catadores que não atenda a Prefeitura e fazer a entrega lá, assim gera renda para este pessoal também. Abraços para vc e para sua esposa.

    ResponderExcluir