Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quando foi a última vez que você passeou em um parque?

Em mais uma bem-sucedida troca da esteira pela caminhada ao ar livre, recentemente descobri o Reservatório Sumaré (veja fotinhos acima). Não posso dizer que é assim um lugar escondido, mas como moro por aqui há pouco mais de um ano, nunca tinha entrado lá.
Em Indaiatuba, onde eu cresci, o point da caminhada é o Parque Ecológico. Basta ir nas horas certas que você entenderá o código do local. Claro, você tem que respeitar. Bicicletas em uma pista, pedestres na outra, no mesmo sentido em que os carros se locomovem.
No parque do Reservatório é a mesma coisa. Há uma espécie de quadra (em que é proibido jogar futebol) ocupada pelos caminhantes. Fique tranquilo, os frequentadores mais assíduos já estarão lá e você logo vai perceber para que lado se anda. Quem preferir também pode caminhar em trechos de terra ou pedrinhas. Provavelmente vai precisar de várias voltas para atingir sua meta, afinal o local é pequeno, mas me parece uma opção melhor do que caminhar na também popular Avenida Sumaré (embora seja uma área plana e o canteiro pareça agradável, você é obrigado a respirar a fumaça dos carros que passam ao lado).
Eu sei que São Paulo tem opções mais populares como o Ibirapuera ou o Parque da Água Branca (uma amiga me contou hoje que conheceu o Parque da Independência e adorou), mas a gente deve valorizar o que está perto da gente, não é? E não adianta querer ser "verdinha" e pegar o carro para ir atééééé um local mais bacana. Então, para mim, caminhar entre árvores vendo antenas de canais de TV e reservatórios que parecem coretos está mais do que bom.
E você, onde vai para caminhar ao ar livre?

4 comentários:

  1. Pelas ruas, pelas calçadas, encontrar aquilo que o carro esconde da gente: a velhinha simpática, as árvores sem a copa neste inverno, mas algumas ainda resistindo ao frio; as patas-de-vaca floridas, lindas em sua roupagem roxa e branca;os jardins floridos e bem-cuidados que os muros escondem; os vitrais das casinhas que a pressa escondeu da gente; os motoristas todos loucos, apressados, sem poder perder cinco minutos para apreciar as belezas que a nossa cidade não se cansa de escancarar. Pena que estamos todos cegos!
    Parabéns pelo blog, 'Lili. Bjs, Adri

    ResponderExcluir
  2. Eu me mudei recentemente aqui para Osasco e descobri o Parque Chico Mendes que é bem bonitinho. Mas o local mais perto, sossegado e agradável para caminhar e ver um pouco de verde é o Parque Continental, bairro só com casas e ruas largas e tranquilas. Mais longe um pouco tem o Parque Villa Lobos, mas nos fins de semana acho muito cheio e as árvores ainda estão pequenas e, portanto, há pouca sombra.
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Hoje fui à minha filha ao Trianon... e comentava com ela como é bom ir à velocidade do "a pé", ao mesmo tempo estar cercado de verde. Sinto muita falta de ver árvores em São Paulo, como estava acostumado a ver em Curitiba. Por sorte, atrás do condomínio onde moro há um parque da associação dos moradores, supersimpático, pouco frequentado. Sempre procuro pegar uma ou duas mudinhas das ações de plantio da SOS pra plantar no parque. Já plantei mais de 20 árvores, pego caixas tetrapack e estas se transformam em plaquinhas com nome científico, popular e curiosidades que extraio da net. É a melhor maneira para que as pessoas cuidem das mudas... nem precisa proteção. Outro dia andava com a Lu e uma senhora alimentava os patos e gansos dentro do parque, mas num lugar cercado que só ela tem o cadeado. A Lu me perguntou: "quem elegeu essa senhora pra ter a chave do parque?". Na nossa visita seguinte, ela soube que eu era o responsável pelas mudas... ganhei a chave do parque, e dois ovos de pata (não chocados), que viraram uma saudável omelete. Os parques precisam sobreviver, e não há maneira melhor que os cidadãos acolhendo-os!!!
    É isso aí Lili!!!
    Namaste
    Iorio

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili!!!
    Adorei seu blog!!
    Estou morando perto do crematório da Vila Alpina que é arborizado e tem um gramado considerável.Vou até lá a pé , super tranquilo e gotoso, cinco minutinhos de casa!!
    Então o legal é que nas férias agora, vi muita criança empinando pipa, as pessoas levam seus cachorros pra correr, eu por ex. nesse finalzinho de inverno, fui pra ver o Ipê amarelo, tava lindo demais, tanto a copa da árvore como o chão forrado por um tapete dourado!!!
    Do lado do crematório fica o parque ecológico da vila prudente, super gostoso e tranquilo, adoro ir pra lá caminhar e ficar admirando as árvores, dá uma paz muito grande!!!
    Quando vier para esses lados vamos juntas, caminhar!!!!
    beijo
    Caren

    ResponderExcluir